Ir para o conteúdo

Prefeitura Municipal de Contagem e os cookies: nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Cookies e Privacidade.
ACEITAR
PERSONALIZAR
Política de Cookies e Privacidade
Personalize as suas preferências de cookies.

Clique aqui e consulte nossas políticas.
Cookies necessários
Cookies de estatísticas
SALVAR
Prefeitura Municipal de Contagem
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Rede Social Flickr
Notícias
Enviar para um amigo!
Indique essa página para um amigo com seus dados
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
OUT
15
15 OUT 2021
DESTAQUE
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
PROCON
Procon Contagem alerta para fraudes bancárias contra idosos e idosas
enviar para um amigo
receba notícias

A cidade tem registrado um alto número de reclamações vindas de aposentados, pensionistas e servidores públicos que, mesmo sem ter solicitado empréstimo consignado, recebem valores creditados em sua conta corrente, em valores que variam de R$ 1.500 a R$ 15.000. As informações são do Procon Contagem, órgão da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Além disso, o órgão registrou casos de idosos que recebem ligações telefônicas de bancos informando um valor disponível para uso na conta bancária. Porém, não é informado ao consumidor que se trata de um empréstimo consignado e também não são explicadas as condições de uso da quantia, como taxas de juros, quantidade de parcelas, curso efetivo total, entre outras informações. Em alguns casos, o cidadão só percebe o empréstimo realizado quando retira o extrato do INSS e se depara com inúmeras parcelas a serem pagas. Já em outros casos, o idoso recebe ligações a respeito do empréstimo.

O QUE FAZER Para resolução do problema, o Procon Contagem orienta aos consumidores a: - Entrar em contato com a instituição bancária solicitando o cancelamento do empréstimo; - Pedir bloqueio do empréstimo junto ao INSS; - Recorrer ao Procon para sanar possíveis dúvidas; - Apenas devolver o dinheiro via boleto, verificando se é destinado, de fato, ao banco; - Não passar informações pessoais, como CPF, através do telefone; - Ficar atento ao extrato bancário. Caso o problema não seja solucionado através das opções citadas, há a possibilidade de se entrar com uma ação judicial requerendo o cancelamento do empréstimo.

ORIENTAÇÕES DO PROCON PARA NÃO SER VÍTIMA DE FRAUDES A superintendente do Procon Contagem, Silvana Silva dos Santos, alerta para os cuidados que os consumidores devem ter: - o INSS não realiza ligações para aposentados e pensionistas, por isso, não passe seus dados, caso receba ligação. - 135 é o único número telefônico oficial do INSS; - Não assine documentos em branco ou se tiver dúvidas do que se trata; - Evite empréstimos no nome de terceiros; - Solicite o bloqueio para empréstimo consignado, junto ao aplicativo "Meu INSS" que pode ser instalado em celulares e computadores.

Colaboração Isabela Melo

Seta
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024
Copyright Instar - 2006-2024. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia